Como organizar os setores de seu supermercado

Quando se está montando um supermercado, após toda a parte de equipamentos e montagem, a dúvida que vem a mente dos comerciantes é como ele irá organizar seus produtos nas gôndolas e determinar os setores do supermercado. A setorização de um supermercado é um dos detalhes fundamentais no processo pós-montagem da loja.

Uma organização bem feita leva a facilidade dos futuros clientes do supermercado na hora de encontrar os produtos desejados bem como contribui no aumento das vendas.

Com intuito de ajudar neste quesito, trago algumas dicas para que a setorização de seu supermercado seja feita de forma que valorize o ambiente de sua loja.

 

Na entrada vá de cereais e grãos

Logo na entrada do supermercado, o recomendado é que se inicie com os grãos e cereais (ex.: arroz, feijão, soja, ervilha, aveia, etc.). Daí sai os produtos mais consumidos pelos brasileiros e com isso, a necessidade deles faz com que as pessoas foquem nesses produtos. E como são os mais consumidos, eles vêm primeiro para o cliente iniciar sua compra por ali.

 

Priorize os perecíveis

Produtos perecíveis são aqueles que se deterioram rápido e facilmente dependendo da temperatura, umidade, além de outros fatores. Nisso englobam nessa categoria produtos de sessões como açougue, padaria, confeitaria, laticínios, hortifruti, etc.

Estes produtos devem ser consumidos antes da data de validade para evitar a decomposição. Estes alimentos possuem enzimas que favorecem a degradação dos alimentos.

Baseado nisso tudo, os produtos perecíveis podem determinar o sucesso de um supermercado. O recomendado é que eles fiquem em áreas arejadas da loja e sempre com os funcionários do supermercado de olho nos produtos que se decomporem.

 

Organize o que não é alimento para que tenha destaque

Produtos que não são alimentos são produtos que possuem uma demanda menor comparado com os outros produtos. Por isso tem que fazer com que o produto chame a atenção dos clientes, posicionando aqueles com destaque na frente.

Frente a isso, irá chamar a atenção do consumidor fazendo com que ele se interesse pelo produto por conta do destaque e sua chamativa, mesmo que não seja de necessidade no momento. Esta movimentação, no fim causa a venda do produto e obviamente gera uma melhor lucratividade.

 

Agregação de valor

Os clientes são a chave do sucesso de qualquer comércio. Realizar o básico pode dar certo, porém pode não causar um impacto que façam eles dizerem: “Esse supermercado é o meu preferido!”.

É preciso estar sempre superando expectativas para surpreender seus clientes. Um passo para isso é conhecê-los. Quando você conhece seus clientes você entende seus atos e seu perfil de consumo, nisso você pode criar formas certas de fidelização.

Um caso interessante sobre como conhecer seu cliente aconteceu em uma das lojas Walmart nos EUA. Analisando as compras realizadas em sua rede de lojas, o Walmart percebeu um padrão de compra de seus clientes.

Eles perceberam que homens, entre 25 e 35 anos compravam fraldas, cervejas e nas sextas-feiras. Eles chegaram a uma analise que os jovens pais estavam preparando um estoque de fraldas para o final de semana e aproveitaram para comprar a cerveja.

Nisso, o Walmart chegou à conclusão de facilitar a vida desses jovens. Aproximou as cervejas das fraldas. Como resultado, tiveram aumento instantâneo de vendas de ambos os produtos em 30%

O que a Walmart fez foi analisar o padrão de consumo de seus clientes. Com isso, preparou uma resposta ágil para o caso, fazendo com que aumentasse o número de vendas agregando valor ao seu negócio.

 

Conclusão

Organizar os setores de um supermercado é algo imprescindível quando está montando um supermercado e este serviço deve ser feito com atenção. Um trabalho bem feito leva ao sucesso de vendas da sua loja. Porém se algo for feito errado pode significar o fracasso dela. Mas seguindo as dicas certas você tem tudo para fazer a organização perfeita para seu supermercado ficar excelente e bem feita.

Na Sibéria Projetos, esse as dicas de organização de setores do supermercado já são feitas quando fazemos o projeto. Quando lhe apresentamos a disposição dos equipamentos na sua loja, já mostramos as melhores dicas para setorizar seu supermercado de modo que fique uma loja organizada e atrativa.

Se estiver querendo entrar no negócio de supermercados, e montar o seu próprio, vem falar com a gente! Vamos te ajudar nessa empreitada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *