Quando pensamos em uma estrutura para lanchonete é preciso em primeiro momento entender qual é o perfil de seu consumidor e a real necessidade do mesmo, analisar quantas lanchonetes possuem na região, se possuem muitas empresas ou residências, se este público tem a tendência para almoçar no supermercado.
01 – Agregar valor e diferenciar dos concorrentes
Uma lanchonete, seja ela auto-serviço ou para atendimento, com ou sem restaurante, ela deve servir como um diferencial competitivo frente aos seus concorrentes. Com ela você se diferencia por atender os clientes como mães com crianças, esposas acompanhadas dos maridos, onde poderão comprar com mais calma enquanto seus acompanhantes ou filhos tomam um suco e comem um salgado.
02 – Diminuir percas do setor de hortifrúti, salsicharia, açougue e fatiados
Trabalhando com estratégia é possível aproveitar por exemplo a sobra da peça de mussarela, presunto, peito de peru e outros na fabricação de pizzas, salgados, etc. Além de poder também fazer sucos e vitaminas com as frutas, quibes, bolos de carne, tortas, o limite é apenas a criatividade dos cozinheiros.
03 – Aumentar lucratividade do Supermercado
A lanchonete é um setor de algo lucro, porém é preciso levar em conta a rentabilidade a partir do custo fixo, como funcionários, água e luz, etc. Podendo faturar acima do número ideal a tendência é que o lucro seja cada vez maior.
E você, qual experiência você nos traz para o funcionamento de uma lanchonete dentro do supermercado?